sábado, 17 de novembro de 2012

EXPLICAÇÕES - Os vários formatos de 3D


Promessa é dívida, explicarei como funciona os tipos de 3D e seus exemplos em fotos. claro que usarei como exemplo essa foto aqui embaixo:

Ela tá na versão .mpo, ou seja, nos monitores comuns só verão em 2D. mas pra quem tem monitores 3D ou até portatéis que vêem em 3D sem óculos e navegam pela internet, como Nintendo 3DS ou LG Optimus 3D, verão em 3D

A explicação é tirada da ajuda do YouTube, que explica várias maneiras de ver vídeos no YouTube em 3D (e também fotos em 3D em alguns sites ou até sites/blogs que postam e baixam arquivos em .mpo, como o K-Log por exemplo :-P)

Como sabem, os tipos de 3D que existem são: Anáglifos (os clássicos óculos coloridos), Intercalados (para quem tem monitor 3D ou uma TV 3D com seus óculos polarizados), Lado-a-lado (para quem quer ver numa TV 3D), Visualização Estéro HTML5 (pra quem tem o NVIDIA 3D Vision) e Sem Óculos (isso tem várias opções que explicarei mais pra frente). Vamos logo explicar um por um:


Os óculos coloridos permitem que você veja duas imagens a partir de uma imagem no monitor, fazendo com que cada olho veja somente as cores que o outro olho não consegue ver. Este método exige apenas um par de óculos de duas cores, mas tem a desvantagem de não exibir as cores reais do vídeo. essa técnica existe desde os anos 50, com aquelas revistas 3D que vem com óculos (quem viveu os anos 50 pra diante, sabe do que eu estou falando)

Os óculos coloridos causam um efeito impressionante na forma como você vê os vídeos e fotos. Com algumas cores, eles podem causar uma sensação desconfortável chamada "rivalidade binocular". Para minimizar essa sensação, você pode tentar diferentes configurações. Enquanto assiste a um vídeo, você pode escolher uma das seguintes opções do menu de 3D ou pode clicar no botão do menu de 3D para alternar entre elas:

Em Cores
Red/Cyan em cores

Blue/Yellow em cores

Green/Magenta em cores

Com as imagens anáglifas e em cores, elas não são modificadas, apenas aparecem de modo diferente para cada olho. Não há compensação para a rivalidade binocular.

Otimizada ou Dubois

Red/Cyan em otimizada

Blue/Yellow em otimizada

Green/Magenta em otimizada

O vídeo ou a foto não terão as cores puras das lentes dos óculos que está usando. Em vez disso, terá uma coloração esverdeada que os dois olhos podem ver. As cores são menos vibrantes no modo otimizado.
O modo otimizado também pode reduzir os "fantasmas" das imagens em alguns casos. O efeito "fantasma" ocorre quando o olho esquerdo enxerga parte da imagem direcionada ao olho direito, ou vice-versa.
Para conhecer detalhes técnicos, leia sobre o anáglifo de Dubois (avisando que isso é em inglês)

Escala-de-cinza (ou em Preto-e-branco)

Red/Cyan em escala-de-cinza

Blue/Yellow em escala-de-cinza

Green/Magenta em escala-de-cinza

As cores da imagem são alteradas para tons de cinza a fim de que os dois olhos recebam a mesma quantidade de luz.

Pra ter os óculos Anáglifos, vocês podem: ou comprar uma revista que vem com óculos 3D, ou no DVD que veio junto 2 óculos 3D (é o caso do XSPB11), ou no brinquedo ou jogo que vem com óculos 3D, ou no Mercado Livre com monte de óculos 3D à venda ou pelos 3 tutoriais diferentes que postei aqui no K-Log (lembrando que você pode trocar, se quiser, as lentes vermelha e azul por azul e amarelo ou verde e rosa)


As TVs e os monitores compatíveis com 3D são excelentes para exibir conteúdo em 3D, ainda que nem todas funcionem da mesma forma. Com frequência também é necessário configurar o dispositivo 3D. Consulte o manual da TV ou do monitor 3D para determinar qual opção você selecionará. como vê na imagem do nome, funcionam com óculos 3D polarizados, que antes ela só funcionava pra assistir filmes em 3D nos cinemas.

Neste modo, alguns pixels da tela exibem a imagem esquerda, enquanto os outros pixels exibem a imagem direita. Os óculos 3D polarizados são usados para permitir que cada olho veja somente os pixels que deve ver. Os pixels intercalados podem ser organizados em linhas, colunas ou em padrão quadriculado. vejam os exemplos:

Foto em 3D Intercalado em linhas

Foto em 3D Intercalado em colunas

Foto em 3D Intercalado quadriculados

Para ter os Óculos 3D Polarizados, vocês podem ou ter uma TV ou Monitor 3D que veio com os óculos polarizados, ou comprar no Mercado Livre (recomendo consultar qual você quer comprar de confiança) ou da forma infelizmente mais desonesta: roubar o óculos 3D polarizados do cinema 3D



Selecione esta opção se ela for compatível com sua TV 3D com óculos ativos (aqueles que pisca rapidamente) ou então visores lado-a-lado (ou side-by-side viewers) como essa da imagem abaixo.

Side-by-side Viewers, que foi um óculos antigo usado pra ver imagens antigas estereoscópicas

Neste modo, algumas TVs podem aceitar a entrada de dois vídeos lado a lado e transformar as duas imagens em uma imagem em 3D. Talvez seja necessário configurar a TV para funcionar com este modo. Consulte o manual de sua TV 3D para obter detalhes. são 2 tipos de lado-a-lado, como do exemplo abaixo:

Meia Tela: ficam do mesmo tamanho da foto ou do vídeo original, mas as 2 imagens são divididas pela metade

Tela Cheia: as 2 imagens ficam em tamanhos iguais, mas o tamanho da largura fica o dobro da foto original. em vídeos do YouTube, quando selecionado Tela Cheia do 3D, ela não ocupa toda a imagem, deixando apenas tarjas pretas em cima e em baixo


Visualização Estéreo HTML5: A visualização estéreo HTML5 permite que você assista a vídeos 3D no YouTube ou ver fotos em 3D utilizando hardware e software específicos. Para ver em 3D através da visualização estéreo HTML5, atualmente são compatíveis a solução desse link aqui
Mais informações sobre Visualização Estéreo HTML5, clique aqui


Para os que não tem nenhum desses óculos ou visualizadores 3D citados acima, você pode assistir a vídeos  ou ver fotos em 3D sem eles, embora os métodos sejam difíceis e possam não funcionar para todos. Recomendamos que você obtenha os óculos 3D com as dicas citadas acima

Se escolher essa opção, você poderá selecionar entre diversos métodos de visualização de 3D:


Visão Cruzada ou Estrábico: Duas imagens podem ser exibidas lado a lado. Cruze os olhos até que seu olho direito esteja vendo a imagem à esquerda, e seu olho esquerdo esteja vendo a imagem à direita. Dois pontos brancos são colocados acima das imagens para simplificar o processo: cruze os olhos até ver três pontos acima do vídeo. Talvez sejam necessárias algumas tentativas até que você consiga dominar esta técnica. Este método pode causar dor de cabeça em algumas pessoas.

Paralelo: Este método é similar à visualização de olhos cruzados, com a diferença que em vez de cruzar os olhos, você olha sem foco para o infinito (sem cruzar os olhos). Desfoque os olhos até que seu olho esquerdo veja a imagem à esquerda e seu olho direito veja a imagem à direita. Dois pontos brancos são colocados acima das imagens para simplificar o processo: cruze os olhos até ver três pontos acima do vídeo. Este método é mais difícil do que a visualização de olhos cruzados. (OBS.: é a mesma imagem do Lado-a-lado Tela Cheia, mas com os pontos acima das imagens)


Visão 3D com divisão de espelho: Duas imagens podem ser exibidas lado a lado. Usando um espelho, cada olho poderá ver uma imagem diferente. pra ser mais exato, pegue um espelho portátil e põe entre o nariz e o meio das 2 imagens: o seu olho direito olha só a imagem da direita, enquanto o seu olho esquerdo tem que ver a imagem refletida no espelho

Somente imagem Direita/Esquerda: No YouTube, Deseja assistir ao vídeo em 2D? Você pode assistir somente ao lado direito ou esquerdo da imagem ou clicando em "Desativar Modo 3D"

Para fotos em 3D, existem 2 maneiras de ver em 3D sem óculos:


Gif Animado 3D: São fotos em 3D no formato de Gif Animado, que movimenta rapidamente as imagens da direita e da esquerda, dando a impressão de que consegue ver a profundidade da imagem

Barreira Paralaxe: A técnica das barreiras paralaxe é a única onde não se necessita de nenhum tipo de óculos. Com isso, as duas imagens com diferentes perspectivas são transmitidas diretamente na tela de forma simultânea. Um filtro conhecido como barra paralaxe “quebra” as imagens e suas perspectivas enviando, assim, aos nossos olhos cada pixel criando a ilusão de 3D, como mostra o exemplo do desenho abaixo:


Essa tecnologia é a usada pelo Nintendo 3DS, LG Optimus 3D e/ou outros aparelhos que filma ou fotografa em 3D com a tela da barra paralaxe. os formatos para ver em 3D sem óculos nesses aparelhos são em .mpo (como tô postando todos aqui no K-Log e a foto que inicia essa explicação) ou em .jps. em ambos os formatos, existem programas pra PC pra ver em outros formatos 3D, mas o mais recomendado pra ver é o Stereophoto Maker

Bom, isso é tudo que eu posso explicar sobre as várias maneiras de ver em 3D (ficou um post longo, não?). espero que tenham entendido e até o próximo episódio. FUI!!!

2 comentários:

Mateus Rocha disse...

Muito obrigado, me ajudou bastante.

Unknown disse...

Muito inteligente sua explicação.Otimo
Bom ver pessoas como voce que vai no ponto certo para uma explicação.